O Planning Poker é uma técnica ágil utilizada para dar a estimativa de uma estória de usuário! Parece simples?

O que é uma estimativa?

Estimativa, segundo o dicionário é cálculo de valor aproximado, avaliação aproximada que se realiza sobre alguma coisa: estimativa de prejuízos, ou estimativa de duração.

Na abordagem preditiva, que já conhece todos dos requisitos do projeto, você, Gerente de Projetos que está fazendo o seu planejamento, estima o prazo que vai levar para executar cada atividade, e muitas vezes deve usar a técnica “Conceito Hipotético Universal de Tempo e Esforço”.

Já na abordagem adaptativa (ágil), a estimativa é dada através de consenso entre todos os desenvolvedores do time. Essa estimativa também deve ser realizada de uma forma ágil em um evento denominado “Sprint Planning” utilizando a técnica Planning Poker.

Ainda na abordagem adaptativa, o Planning Poker pode ser utilizado para avaliar e refinar o Product Backlog, pois durante esse evento você poderá identificar se entre os itens do seu P.B. tem apenas estórias ou Épicos (onde não se sabe o que precisa ser feito), ou até se as suas estórias de usuário estão claras ou ainda geram muitas dúvidas.

Qual métrica usar nessas estimativas?

A métrica mais utilizada para estimar uma estória são Pontos de Estórias (Story Points). Nessa métrica está embutido a duração, a complexidade e o risco. Ou seja, não é apenas o tempo que o time vai levar para executar uma atividade, mas também o quão difícil é para desenvolvê-la, e também o risco que existe que pode ser devido às incertezas do que pode surgir durante o desenvolvimento.

Nesta técnica (Planning Poker), você e seu time vão estimar uma atividade usando comparações relativas, isto é, comparar a atividade a ser executada com uma outra que o time já desenvolveu. Ou comparar com uma outra estimativa dada anteriormente.

Mas como vou conseguir que o meu time tenha consenso? Se existem uma infinidade de números?

Calma, existe uma escala que você pode utilizar, é a famosa sequência de Fibonacci! Como é essa sequência? Por que usá-la?

  • Frequência de Fibonacci: para calcular, você precisa somar os 2 números anteriores a partir dos 2 primeiros números, que são 0 (zero) e 1. Assim veja como fica: 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89…

Os motivos para usar essa sequência são:

  • Estimativas pequenas como 1,2, e 3 são mais certeiras;
  • Já as estimativas médias que são entre 5, 8 e 13, o salto entre esses números são maiores indicando um maior grau de incertezas e também impede que os desenvolvedores escolham valores intermediários;
  • E a partir de 13, são considerados Grandes! Melhor rever essa sua estória, e tentar quebra-la em várias outras menores.

Uma outra escala possível é você usar apenas as métricas P,  M e G.  E claro que você terá que estimar um range de quantos pontos de estórias vale cada um dos tamanhos.

Por que jogar Planning Poker?

Você vai encontrar vários motivos para utilizar o Planning Poker nos seus projetos, vou falar de algumas vantagens rapidamente:

  • Durante a Sprint Planning, você terá a oportunidade de tornar o seu time mais engajado, pois estará dando mais autonomia para eles decidirem juntos;
  • Permite que todo o time discuta a solução, e uma decisão em conjunto é muito melhor do que uma solução dada por apenas uma pessoa, que normalmente se torna uma referência para o time;
  • Você conseguirá medir a qualidade das User Stories do seu Product Backlog, que pode conter os Épicos que precisam ser quebrados em estórias, ou até mesmo uma estória muito grande que precisa ser quebrada em outras menores. Isso você conseguirá medir pelas estimativas mais altas que possuem um alto grau de incerteza;
  • É uma forma ágil de fazer estimativas, apesar do exigir um consenso do time;

E agora, vamos jogar Planning Poker?

Primeiro você vai precisar confeccionar as cartas para o seu baralho conforme a escala que estabeleceu para sua organização, podendo ser a Fibonacci ou P/MG.  Agora com o seu P.B em mãos, agende o seu Sprint Planning e vamos ao Jogo!

Quem vai participar do jogo? Qual o papel de cada um?

  • Product Owner: participa, mas não joga. Ele deve explicar o que precisa de cada estória e esclarece as dúvidas dos membros do time;
  • Scrum Master: participa como facilitador, ajuda a resolver os impasses;
  • Time de desenvolvimento: Jogam as cartas pontuando as estórias, e discutem a melhor solução.

Estabelecendo as regras do Planning Poker

O facilitador pode estabelecer as regras que achar mais conveniente para a sua equipe, mas abaixo vou dar apenas uma sugestão, que gosto de utilizar:

  • Quantidade máxima de rodadas até o consenso: 3 normalmente.
  • Se após a terceira rodada não houver consenso?
    • Opção 01: Se houver consenso com 70% do time, vamos assumir essa pontuação
    • Opção 02: Se não houver 70% de consenso, vamos quebrar o item;

Agora vamos jogar…

Passo 01:  O P.O. indica a estória que foi priorizada e explica o que precisa ser feito;

Passo 02:  Cada membro do time joga a carta conforme a pontuação que ele entende que a estória vale;

Passo 03: Facilitador verifica se houve um consenso:

  • em caso afirmativo, registra a pontuação da estória e pegamos para o próximo item do P.B. e voltamos para o passo 01;
  • Caso não haja consenso, vamos para o passo 04;

Passo 04:  Como não houve consenso na pontuação da primeira ou na segunda rodada, abre-se uma rodada de justificativa tanto da pessoa com a menor pontuação como da pessoa com a maior pontuação. E claro também será possível que o time esclareça dúvidas com o P.O.;

Passo 05: Novamente cada membro do time joga a carta com a nova pontuação;

Passo 06: Facilitador verifica novamente se houve um consenso:

Se é a segunda rodada:

  • E houve consenso, registra a pontuação da estória e pegamos para o próximo item do P.B. e voltamos para o passo 01;
  • Caso não haja consenso, vamos para o passo 04 novamente;

Se é a terceira rodada:

  • E houve consenso, registra a pontuação da estória e pegamos para o próximo item do P.B. e voltamos para o passo 01;
  • Aplicar a regra dos 70%
    • Se houve consenso com 70% do time, registra a pontuação da estória e pegamos para o próximo item do P.B. e voltamos para o passo 01;
    • Se não houve 70% de consenso, solicitar ao P.O. que quebre a estória, e pegamos para o próximo item do P.B. e voltamos para o passo 01;

Agora você já pode praticar o Planning Poker na sua próxima Sprint!! Sucesso!

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUÍTO!

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUÍTO!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ricardo Arruda
Ricardo Arruda

Meu propósito é explorar e desenvolver o potencial humano, provendo e facilitando um ambiente colaborativo com muitas oportunidades de aprendizado. Aqui você encontra conteúdo de qualidade sobre Coaching e Agilidade!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. May I simply say what a relief to uncover somebody that really understands what theyre discussing over the internet. You certainly know how to bring a problem to light and make it important. More and more people really need to check this out and understand this side of the story. I was surprised that youre not more popular because you certainly have the gift.