Que tal falarmos um pouco sobre a gestão do conhecimento em projetos? Sua empresa pratica isso de forma correta e eficaz?

Pois bem! Dentre os diversos processos abordados por essa disciplina, podemos citar: coletar as informações, administrar os dados e transformar informações em conhecimento para disseminação, de modo que isso se torne um ativo para a organização. Interessante, não é? Mas será que as organizações sabem como aplicar esta disciplina? E o mais importante: Qual o papel da liderança para que haja essa cultura em seu ambiente organizacional?

Basicamente, o primeiro passo é a transição de conhecimento tácito para explícito. Além disso, a capacidade de aprender com os outros, disseminar e passar adiante tal conhecimento é essencial nesta etapa. Não menos importante, o registro de lições aprendidas é parte de uma gestão do conhecimento. Mas limitar-se a registrar estas informações não é o suficiente! O que fazer com esta informação? Como transformar isso em conhecimento e sobretudo, disseminar e tornar acessível a todos?

Uma boa retrospectiva cabe aqui, onde todos podem expor o que deu certo e também o que deu errado, além de incentivar a todos que consultem estas informações. E isso, ao contrário do que muitos acham e praticam, não é feito somente ao final do projeto, mas sim durante todo o ciclo de vida do mesmo. A retrospectiva é apenas um exemplo. Existem inúmeras técnicas para se aplicar essa disciplina, como ferramentas colaborativas, Sharepoint, outras tecnologias, interações e dinâmicas em grupo, alinhamento e organização do conhecimento por fases do projeto, entre outros diversos.

Tudo muito bonito, não é? Mas e se a organização não tiver uma cultura organizacional que acolha tais processos, isso vai funcionar? NÃO! Infelizmente ainda existe e prevalece fortemente aquela velha postura de reter conhecimento, o “medo” de perder poder, posição, lugar, destaque, ou até mesmo aqueles que se deixam levar pelo ego de jamais admitirem que estão errados ou que sabem menos que um colega, ao invés de aprender e contribuir com o que tem de conhecimento. Triste isso, mas uma realidade ainda presente em muitas organizações.

Tão importante falar em Gestão de Conhecimento, que o Guia PMBOK® em sua 6° edição incluiu um novo processo dedicado a essa disciplina. Abaixo um trecho que traduz o que falamos até aqui:

“É um equívoco comum considerar que o GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO envolve apenas documentá-lo para que possa ser compartilhado. Um outro equívoco comum é que o gerenciamento do conhecimento envolve apenas obter lições aprendidas no final do projeto para usá-las em projetos futuros. Apenas o conhecimento explícito codificado pode ser compartilhado dessa forma. Porém, o conhecimento explícito codificado carece de contexto e está aberto a diferentes interpretações, portanto, apesar de poder ser facilmente compartilhado, nem sempre é entendido ou aplicado de forma correta. O conhecimento tácito possui contexto incorporado, mas é muito difícil de codificar. Ele reside nas mentes dos especialistas individuais ou em grupos e situações sociais e normalmente é compartilhado através de conversas e interações entre pessoas.

De uma perspectiva organizacional, o gerenciamento do conhecimento envolve garantir que as habilidades, experiências e expertise da equipe do projeto e de outras partes interessadas sejam utilizados antes, durante e depois do projeto. Como o conhecimento reside nas mentes das pessoas e as pessoas não podem ser forçadas a compartilhar o que sabem (nem dar atenção ao conhecimento de outros), a parte mais importante do gerenciamento do conhecimento é criar uma atmosfera de confiança para que as pessoas sejam motivadas a compartilhar seus conhecimentos. ” – Guia PMBOK® – 6° Edição, página 99.

Enfim, o processo de aculturamento se inicia pelas lideranças da equipe e pessoas referência dentro das equipes, buscando o engajamento e espírito cooperativo para a disseminação do conhecimento entre as pessoas. Que tal? Você pratica a gestão de conhecimento em sua empresa / organização?

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Sobre o Autor

Ricardo Arruda
Ricardo Arruda

Meu propósito é explorar e desenvolver o potencial humano, provendo e facilitando um ambiente colaborativo com muitas oportunidades de aprendizado. Aqui você encontra conteúdo de qualidade sobre Coaching e Agilidade!

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