Feedback é um tema delicado, pois tem um enorme poder dentro de uma organização. Se bem utilizado, trará muitos benefícios! Se mal aplicado, poderá ser um desastre…

Quando bem aplicado fará com que seu time se mantenha engajado, motivado, sempre em busca de melhorar a performance, trazendo mais produtividade para o seu time.

Mas quando for mal aplicado, pode causar insatisfação ao time, pode fazer com que um membro se sinta desvalorizado, não reconhecido e queira sair da sua equipe. Ou até mesmo fazer um outro membro achar que está tudo bem, e não ver que pode ser sua última chance!

Com uma avaliação bem feita, vai ajudar a melhor e muito o ambiente da empresa, fará com que todos os membros do time, inclusive você que é o líder, consiga entender os pontos que precisam ser desenvolvidos e claro colocar ainda mais em prática o que já está bem desenvolvido em cada um.

Qual é o poder do feedback?

Como você pode ver, são vários benefícios que um bom processo de feedback pode trazer para você, que é o líder, para o seu colaborador e também para a sua empresa! Vamos a eles, começando para o líder:

  • Você criará um relacionamento mais verdadeiro com a sua equipe;
  • Você diminui o “turnover” do seu time, conseguirá reter os melhores talentos;
  • Você ficará mais atento aos problemas da sua equipe para corrigi-los futuramente;
  • Terá colabores muito mais motivados;
  • Você terá sempre uma equipe altamente produtiva e alinhada com os objetivos da organização;
  • Você também conhecerá os seus pontos fracos e terá a oportunidade de corrigi-los. Saberá quais das suas atitudes não agrada a sua equipe.

Agora você verá o bem que o processo de feedback causará para os seus colaboradores:

  • Como relacionamento tem 2 vias, seu colaborador também se sentirá mais próximo de você;
  • Ele será um profissional mais confiante sabendo que poderá contar com você, que é o líder dele;
  • Você dá ao seu colaborador a chance dele se transformar em um profissional melhor, melhorar a sua performance e a sua produtividade;
  • Você indica para o seu colaborador “o que” ele precisa melhorar também o modo de “como” fazer que isso aconteça. Também dará a ele um indício do que poderá acontecer, evitando que ele tenha uma surpresa se houver uma demissão.

E claro, a sua organização também terá grandes benefícios, vejam quais são eles:

  • Com toda a relação de confiança que é criada entre os membros das equipes, a organização passará a ter um excelente ambiente de trabalho;
  • Passa a reter os seus melhores talentos, diminuindo o “turnover” e diminui os custos que demissões geram para as organizações;
  • As equipes serão mais motivadas, os colaboradores têm clareza do que fazem certo e também do que precisam melhorar;
  • A Organização cria um processo de aprendizado, tanto para ouvir o que pode ser melhorado, como para dizer o que precisa ser mudado.

Quais as principais técnicas para feedback?

Antes de falar para você sobre as principais técnicas para dar um feedback, quero falar rapidamente sobre os tipos de feedback que podemos aplicar:

  • Positivo: É o momento de valorizar o seu colaborador, realçar as atitudes e comportamento que obtiveram sucesso e incentivá-lo a repeti-las;
  • Negativo: Neste tipo de feedback, você aponta os erros e falhas do colaborador, não dá oportunidade de identificar as causas.
  • Construtivo: Neste tipo, você também destaca os pontos fortes, e identifica os pontos que necessitam de melhoria, que precisam de mudança. Lembre-se que esse tipo de feedback deve parecer muito mais positivo do que negativo;

Até agora você viu o poder do feedback, e o impacto que ele pode causar na sua equipe e até mesmo a sua organização. Então agora vamos à algumas técnicas de aplicação de feedback:

  • Situação, Comportamento e Impacto (SCI): É considerada uma das técnicas mais efetivas de estruturar um feedback. Pois você dará o feedback sobre um comportamento observado em uma determinada situação e pontuando o impacto que ele causou. Você não pode ter uma postura crítica, nem falar com suposições. Tem que mostrar o fato.
  • Sanduíche: Antes usar essa técnica, você precisa conhecer bem o perfil do seu colaborador, pois ela pode não ser tão eficiente, e acabar confundindo o seu colaborador. Nessa técnica você inicia com um feedback do tipo positivo, realçando as qualidades, e deixando seu ouvinte mais relaxado. Depois disso você faz o feedback Construtivo, apontando o que precisa ser melhorado, o que precisa ser mudado, e finalmente encerrando com outro positivo. Mas lembre-se, tenha cuidado pois você poderá fazer com que o colaborador perca o foco do que precisa mudar.
  • 360 Graus: Também é uma técnica que muitas organizações estão adotando para avaliar os seus gestores. Nessa técnica, você será avaliado pelos seu time, por seus pares e também pelos seus superiores. E depois disso você terá a percepção de como as pessoas ao seu redor avaliam o seu desempenho profissional e também encontrará os seus pontos a serem melhorados.

Tenho algumas dicas para você praticar:

  • Comemore: Sempre que o seu time realizar uma conquista, não deixe de comemorar, pois estará incentivando-os a repetir esses feitos;
  • Conheça o seu Colaborador: Busque conhece-lo, pois você poderá utilizar a melhor técnica para passar o seu feedback.
  • Planeje-se: Não vá para uma reunião sem ter todo seu feedback planejado, não utilize de improvisos. Tenha sempre fatos.
  • Escolha bem o local: Procure um local estratégico, onde você e seu ouvinte possam se sentir confortáveis e relaxado.
  • Seja frequente: Faça um processo constante, não deixe seu colaborador muito tempo sem uma posição.

Sucesso para o seu processo de feedback!

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUÍTO!

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUÍTO!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ricardo Arruda
Ricardo Arruda

Meu propósito é explorar e desenvolver o potencial humano, provendo e facilitando um ambiente colaborativo com muitas oportunidades de aprendizado. Aqui você encontra conteúdo de qualidade sobre Coaching e Agilidade!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *