A Inteligência Emocional tem sido uma habilidade muito valorizada pelas organizações, principalmente para as pessoas que ocupam cargos de gestão dentro da companhia.

Mas quem sou eu para responder essa questão, vou usar as próprias palavras do “pai desse tema” que é o psicólogo e jornalista Daniel Goleman. Ele publicou o livro “Inteligência Emocional” em 1998, onde  definiu que a Inteligência Emocional é a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”. E ainda segundo Goleman, a Inteligência Emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos.

Durante as minhas pesquisas para esse artigo, encontrei matérias que diziam que até mesmo Darwin falou sobre a importância da habilidade de controlar as emoções para a sobrevivência e adaptação dos seres humanos.

Como a Inteligência Emocional influencia nos resultados?

Para você, que quer ser um gestor de sucesso, e para alcançar esse seu objetivo, vai precisa ser um bom líder, ser a pessoa que sabe criar um bom ambiente de trabalho, capaz de motivar e exercer uma boa influência nas pessoas ao seu redor. A sua Inteligência Emocional vai te ajudar a conseguir tudo isso!

Uma pessoa que desenvolve a sua Inteligência Emocional, passa a ter 5 novas habilidades. Vamos mencionar quais são e como cada uma delas pode te ajudar profissionalmente:

  • Autoconsciência: Você consegue se observar e identificar suas próprias emoções, passa a reconhecer suas forças, fraquezas e limitações.
  • Controle Emocional: Quando você consegue controlar as suas emoções, passará a lidar melhor com situações adversas, mantendo controle, fazendo com que seja menos estressante. Não permitirá que os seus problemas pessoais afetem o seu lado profissional ou o seu time, e vice-versa;
  • Automotivação: Você aprende a se motivar, e usar os seus sentimentos a seu serviço, consegue administrar suas emoções de forma positiva.  E lembre-se, uma pessoa motivada, entusiasmada, também é uma pessoa resiliente e perseverante.
  • Empatia: Você desenvolve a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, isso te ajuda a entender como é o outro, e vai conseguir identificar a melhor forma de motivá-lo, ensiná-lo e até influenciá-lo quando necessário. Você também passará a entender e a respeitar as opiniões diferentes da sua.
  • Habilidades sociais: Você terá mais facilidade para interagir nos mais diversos tipos de ambiente, a conviver em harmonia, respeitar a opiniões diferentes, e então você estará apto para administrar conflitos, ser influente.

E agora você pode estar pensando, eu não tenho todas essas características. Como terei sucesso? Como ser um líder bem-sucedido?

Como desenvolver minha Inteligência Emocional?

Calma, você não precisa se desesperar! Inteligência Emocional não nasce com você, não depende dos seus fatores genéticos como o seu Q.I.. Praticando será possível desenvolvê-la. Só depende do seu esforço, e lembre-se que será um trabalho contínuo.

Vamos começar?

  • Primeiro você vai precisar criar a sua consciência, fazer o seu autoconhecimento. Comece criando uma lista das situações rotineiras e do seu dia, e o que cada uma delas causam em você, essa lista deve conter tantos as situações que lhe agradam quanto as que não lhe agradam. Também inclua na sua lista as situações eventuais do seu dia. Caso não consiga identificar o que lhe faz bem ou não, vai uma dica:
    • Note que tem algumas tarefas que posterga, demora mais para fazer, mesmo que seja fácil. Provavelmente essa é uma situação que lhe afeta negativamente;
    • E claro, identifique as que você faz rapidamente lhe afeta positivamente.
  • Junto com a sua consciência, busque seu autoconhecimento, relacionando as suas forças, fraquezas e os seus limites. E o que fazer com esse autoconhecimento?
    • As suas forças te ajudarão a descobrir oportunidades e vão colaborar para equilibrar as suas fraquezas;
    • Conhecendo as suas fraquezas, você já identifica onde precisa melhorar, o que aprender;
    • Nos seus limites você identificará os seus valores, o que você não aceitará mudá-los. Não se preocupe, pois respeitar-se é uma forma de demonstrar Inteligência Emocional.
  • Treine para dominar as suas emoções, para não reagir impulsivamente. Veja algumas dicas para voltar ao seu normal:
    • Respirar fundo para voltar ao seu normal;
    • Se for possível se afaste, tente fazer uma caminhada.
  • Seja resiliente, entenda que você sempre terá problemas, e que sempre será capaz de lidar com eles! Com a resiliência você conseguirá lidar bem melhor com o stress do trabalho.
  • Também treine para melhorar a sua comunicação, às vezes será preciso passar alguma emoção na sua fala. Treine seu cérebro para pensar nas respostas, e não reagir automaticamente. Treine para agir como a regra de ouro profissional: “Não responda imediatamente um e-mail que ao ler causou-lhe alguma emoção”.
  • Por último, e não menos importante, comece a praticar a empatia. Quando passar a entender o outro que está próximo, despertará em você a vontade de agir melhor. Trará mais conexões com outras pessoas e construirá um ambiente mais produtivo.

Agora, que tal praticar? 😉

 

 

 

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Sobre o Autor

Ricardo Arruda
Ricardo Arruda

Meu propósito é explorar e desenvolver o potencial humano, provendo e facilitando um ambiente colaborativo com muitas oportunidades de aprendizado. Aqui você encontra conteúdo de qualidade sobre Coaching e Agilidade!

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