Saiba o que mudará no exame PMP e como se preparar para o exame!

Em junho de 2019 o PMI anunciou que haveria mudanças no Exame PMP, porém essa data foi adiada várias vezes, e atualmente está previsto que a partir de 02 de janeiro de 2021, passará a ser aplicada uma prova diferente.

Qual o motivo da mudança no Exame PMP?

O PMI realiza uma pesquisa universal dentro de um período que pode variar entre 3 ou 5 anos, para identificar quais as práticas de Gestão de Projetos realmente estão sendo aplicadas. Após a conclusão dessa pesquisa, o documento identificado como PMP Examination Content Outline é atualizado. E é esse documento que determina como é a prova de Certificação PMP.  Caso você queira conhecer a nova versão que passará a valer, encontrará neste link.  Lembrando que a versão atual está disponível desde junho/2015.

A Prova não vai mudar por causa da sétima versão do PMBOK, pois o PMBOK é uma referência! Mas você precisa ter em mente que essa será a maior mudança que ocorrerá no Exame do PMP.

O que já mudou no Exame PMP?

Devido aos impactos causados pelo novo Corona vírus, os centros de treinamentos foram fechados e o PMI passou a permitir que você possa fazer a prova na sua casa, claro que sob monitoramento, mas com alguns requisitos básicos que são:

  • Usar um computador com câmera;
  • Conexão com a internet estável;
  • Espaço onde possa ficar sem ser interrompido.

E com mais uma boa nova, foi incluído um pequeno intervalo de até 10 minutos. Você deve ficar atento às regras desse intervalo.

  • Ele ocorrerá ao concluir a centésima questão, portanto você deve revisá-las antes de enviá-las, pois após o intervalo, você não poderá mais alterá-las.
  • Não extrapole o limite dos 10 minutos, pois sua prova será encerrada, podendo até ser cancelada.
  • Os 10 minutos de intervalo, não serão descontados das 4 horas de provas disponíveis para você finalizar o Exame PMP.

Essas mudanças você também pode conferir aqui.

O que vai mudar no Exame PMP em 2021?

Antes de falar das mudanças do Exame PMP do PMI, vou colocar algumas definições do próprio PMI para tentar ser o mais claro possível para você!

  • Domínio: É a área de conhecimento de alto nível fundamental para a prática de Gestão de Projetos;
  • Tarefas: São as atividades que são de responsabilidade do gerente do Projeto dentro de cada Domínio;
  • Habilitadores: São exemplos de atividades que são necessárias para a execução da tarefa;
  • Conhecimento e Habilidades: São o conhecimento e as habilidades necessárias para executar uma determinada tarefa.

Agora vou falar das futuras mudanças que serão implementadas a partir de janeiro/2021 no Exame PMI:

  • As áreas de conhecimento do PMI foram remodeladas, antes ela estava completamente voltada para os processos que são os 5 Domínios atuais, que foram reduzidos para 3, que foram alinhados conforme os pilares do Triângulo dos Talentos;

 

Figura 1 – Alteração dos domínios – fonte PMI

  • Como consequência a distribuição das questões das provas também será alterada. No documento “Exam Content Outline” atual, as questões estão distribuídas pelos 5 processos (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento), conforme o quadro da figura 2.

Figura 2 – Distribuição das questões – fonte PMI

A partir de janeiro/2021 a distribuição passa a ser pelos novos Domínios, onde:

  • 42% das questões estão relacionados ao Domínio “Pessoas”, isto é, sobre liderança, habilidades humanas, soft skills que engloba as atividades sobre Gestão de Equipes, Stakeholders, Gestão de Conflitos, Negociação;
  • 50% das questões serão relacionadas aos processos e técnicas de gerenciamento de Projeto;
  • E os 8% restantes, serão relacionadas ao ambiente de negócio, a conexão entre o projeto e a estratégia da empresa, que está alinhado ao Triângulo dos talentos (Figura 4) que já foi publicado pelo PMI e cujo pilares são “Gerenciamento Técnico de Projetos”, “Liderança” e “Gerenciamento Estratégico e de Negócios”.

Figura 3 – Nova distribuição das questões – fonte PMI

Figura 4 – Triângulo dos talentos – fonte PMI

  • Uma outra grande mudança que você poderá observar, é sobre as questões técnicas, onde na composição atual temos:
    • Em torno de apenas 2% das questões são sobre Abordagem Adaptativa (Ágil);
    • Já 96% delas são sobre Abordagem Preditiva, que é tradicional, onde eu tenho o conhecimento, sei a sequência de execução das atividades e consigo estimar prazos e custo;

A partir de janeiro/2021, as questões técnicas sobre os processos passarão a ser:

  • 50% sobre abordagem preditiva;
  • 50% sobre abordagem Ágeis ou híbrida;
  • Por último, 80% das questões passam a ser situacionais, isto é, você, como gerente de projetos, precisa a saber como agir diante da situação que será proposta pela questão. Portanto para esse tipo de questão não bastará decorar as Entradas, técnicas / ferramentas e Saídas dos processos, você terá que ser o Gerente de Projetos que realmente a sua empresa precisa.

Como se preparar para o Exame para PMP?

Se você já está estudando para conseguir a sua Certificação PMP, reveja o planejamento da sua preparação. Tente realizar o seu exame ainda nessa versão que estará disponível até o final de dezembro/2020, pois além de aumentar o conteúdo programático, também aumentará o grau de dificuldade do exame.

Caso não consiga concluí-la ainda nesse ano, não se desespere! Pois o que você já aprendeu até agora não será perdido, afinal o Guia PMBOK continua sendo a mesma referência.  Mas se você está decorando as técnicas necessária para executar cada processo, recomendo rever sua forma de estudar, pois 80% das questões técnicas passarão a ser situacionais!

No site do PMI você encontra o material de referência para fazer o seu novo planejamento de estudos.

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUÍTO!

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUÍTO!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ricardo Arruda
Ricardo Arruda

Meu propósito é explorar e desenvolver o potencial humano, provendo e facilitando um ambiente colaborativo com muitas oportunidades de aprendizado. Aqui você encontra conteúdo de qualidade sobre Coaching e Agilidade!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *